Pretendemos com este estudo responder a duas questões: 1) Qual a percepção dos professores de Educação Física quanto às necessidades de Formação? A finalidade é saber que acções de formação contínua frequentaram e que necessidades de formação percepcionam os professores e; 2) Qual a percepção dos professores de Educação Física quanto à sua melhoria profissional decorrente das acções de formação realizadas? Analisar-se-á as percepções dos professores quanto os contribuitivos das diferentes modalidades de formação continuada realizada na alteração das práticas dos professores e na qualidade da intervenção docente. A amostra do estudo é composta por 34 professores em efectivas funções docentes e 18 estagiários, totalizando 52 indivíduos. Para colecta das informações utilizou-se um questionário estruturado em quatro partes. Quanto as modalidades das acções de formação contínua frequentada pelos professores verificou-se significativa representatividade nas áreas específicas da Educação Física quando comparada as áreas das Competências Gerais de Ensino. Os resultados evidenciaram que os professores percepcionam necessidades de formação em ambas as áreas. Quanto a percepção dos contribuitivos das modalidades de formação contínua realizada na alteração das práticas e na qualidade da intervenção pedagógica contatou-se uma grande diferença entre o número de acções frequentadas e o número daquelas que conduziram efectivamente uma melhoria da prática lectiva. Verifica-se ainda um elevado número de professores que não frequentaram nenhuma acção de formação. Estes dados, associados a expressa necessidade de formação em todas as áreas de formação profissional, permitem-nos inferir que os professores têm negligenciado a construção de um Plano Individual de Formação em que conseguissem diagnosticar as suas potencialidades e fragilidades, recorrendo à formação contínua para a ultrapassagem desta última.
AUTORES DO BLOG
ARTIGOS
- Crenças e Valores de Licenciados de Educação Física (1)
- Educação Física Escolar (1)
- Eficazes e Experts (1)
- Experientes (1)
- Experts: o futsal sob a ótica de treinadores (1)
- Formação Continuada e Necessidades de Formação (1)
- Integrando a Educação Física ao PPP (1)
- Motivação e Competências Percebidas (1)
- Necessidades de Formação dos Professores (1)
- Os 4E: Estagiários (1)
- Paradigma Pensamento do Professor (1)
- Perfil Decisional de Estagiários de Educação Física (1)
- Professores e Alunos: competências e expectativas (1)
CONGRESSO - 2010
- III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte: 24 A 26 de Setembro - Fortaleza / Brasil
- I Encontro de Jonvens Investigadores em Educação: 8 a 9 de Outubro - Aveiro / Portugal
- Congresso Internacional AIESEP: 26 a 29 de Outubro - Corunã / Espanha
- XIII Cong. de Ciências do Desporto e Ed. Física: 30 de Março a 02 de Abril - Maputo / Moçambique
- 25º Congresso Internacional de Ed. Física FIEP: 16 a 20 de Janeiro - Foz do Iguaçu / Brasil
CONGRESSOS - 2009
REVISTAS DIGITAIS - Brasil
- Boletim Brasileiro de Ed. Física
- Caderno Ed. Física - UNIOESTE
- CEDES - UNICAMP
- Ciência & Movimento - UCB
- Ciências do Esporte - CBCE
- Ed. Física e Esporte - MACKENZIE
- Ed. Física e Esportes - USP
- Ed. Física em Revista - UCB
- EDUC@ação - UNIPINHAL
- Educar em Revista - UFPR
- Educação & Filosofia - UFU
- Educação & Realidade - UFRGS
- Educação e Ensino - USF
- Educação e Pesquisa - USP
- Educação em Questão - UFRN
- Educação em Revista - UFMG
- Educação Pública - UFMT
- HISTEDBR on line - UNICAMP
- Meta Avaliação - CESGRANRIO
- Motrivivência - UFSC
- Motriz - UNESP
- Movim. e Percepção - UNIPINHAL
- Movimento - UFRGS
- Movimentum - UNILESTE
- Paidéia - UFRN
- Pensar a Prática - UFG
- Perspectiva - UFSC
- Perspectiva - URI
- Presença Pedagógica
- Pró-Posições - UNICAMP
- Refeld - Brasil
- Rev. Bras. Formação Professores
- Rev. Brasil. de Educação - ANPED
- Rev. de Ed. Física - Exército Brasil
- Rev. Iberoamericana de Educación
- Rev. Mineira de Ed. Física - UFV
- Rev. Paulista de Ed. Fisica - USP
- Revista Baiana de Ed. Física
- Revista Brasileira de Educação
- Revista de Estudos Pedagógicos
- Revista Didática Sistêmica
- Revista Educação Física - UEM
- Revista EFDeportes
- Revista Ensaio - CESGRANRIO
- Teoria e Prática - UEM
- Teoria e Prática - UNESP
- Trabalho & Educação - UFMG
- Universidade e Sociedade - ANDES
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pela colaboração!
Até breve!